top of page

Na Feira do Livro: o cinema e a literatura em Porteira Fechada e Boa Ventura.

Domingo, dia 06 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre (19h, Santander Cultural, sala oeste), vamos exibir Boa Ventura (Guilherme Castro, 2015) e debater o filme e o livro Porteira Fechada (Cyro Martins, 1944).

No encontro, além da exibição do filme, a professora Maria Helena Martins apresenta uma introdução sobre os traços da literatura de Cyro. O retrato da sociedade e do ser humano do interior gaúcho presente em Porteira Fechada é atualizado e ganha nova forma no filme Boa Ventura.

Na transposição de todo texto escrito para imagens e sons projetados surge uma obra nova cujos sentidos são sempre abertos, tal qual o livro. Também inicia um processo de iluminação mútua, entre livro e filme.

Questões especificas da narrativa, linguagens e artes, além da oportuna atualização política e social têm sido abordadas nas exibições e debates que fizemos nos últimos meses, entre os quais em São Paulo (Casa das Rosas) e na Faculdade de Letras da PUCRS.

Na Feira do Livro, pela primeira vez vamos apresentar esse cotejamento que fazemos entre Porteira Fechada e Boa Ventura em evento aberto ao público em Porto Alegre.

(nas imagens, Fernando Kike Barbosa é Guedes; Patsy Cecato é a Prima e Yonara Karam é Maria José; Ana Paula Schneider é Ignês; e Eduardo Cardoso é Hélio Bica; Júlia Bach é Joana e Eduarda Backes Koche é Clara).

Destaques:

Posts Recentes

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page